The present document can't read!
Please download to view
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
...

Foco - o segredo dos grandes líderes

by ibc-coaching

on

Report

Category:

Education

Download: 0

Comment: 0

139

views

Comments

Description

 
Download Foco - o segredo dos grandes líderes

Transcript

  • 1. FocoO Segredo deGrandes LíderesJosé Roberto Marques,Presidente do IBC,Master Coach Senior e Trainer
  • 2. Foco: O Segredo de Grandes LíderesCaracterísticas de grandes líderes- Determinação (Foco no resultado)- Concentração (Foco nas atividades)- Autoconfiança (Foco em si mesmo)- Sabedoria (Foco no conhecimento)- Propósito (Foco em seus objetivos)- Inteligência emocional (Foco nas emoções)FOCO
  • 3. Foco: O Segredo de Grandes Líderes• Você perde o foco com facilidade?• Qualquer coisa o distraí?• Tem dificuldades em se concentrar?• Quando está concentrado nãoconsegue se manter por muitotempo?
  • 4. Foco: O Segredo de Grandes LíderesHoje vivemos em uma sociedade em que a internet e os aparatoseletrônicos são as maiores fontes de distração. Perdemos o foco ao:- Olhar o celular o tempo todo;- Não desconectar das redes sociais;- Deixar de seguir uma dieta ouburlar os exercícios físicos;- Se distrair ao estudar- Perder a concentração em uma atividade profissional- Clique no banner de propaganda
  • 5. Foco: O Segredo de Grandes LíderesA perca de foco compromete nossaprodutividade, rendimento,comprometimento e,consequentemente, o alcance denossos objetivos.Um líder deve estar sempre focadoem resultados, assim como nodesenvolvimento da sua equipe.
  • 6. Foco: O Segredo de Grandes Líderes• Quantas vezes você olha o seu celulardurante o dia?• Em uma hora quanto você consegueficar focado em apenas umaatividade?• Você consegue cumprir prazos?• Você alcança o que deseja?• Você dá atenção à seus liderados?
  • 7. Foco: O Segredo de Grandes Líderes“Concentração é a base do sucesso”Daniel GolemanDaniel Goleman divide o foco em três tipos:• Foco interno: é o foco em si mesmo, o autocontrole das emoçõese sentimentos;• Foco nos outros: ouvir as outras pessoas, compreender erespeitar seus sentimentos. Termos atenção e compaixão, noscolocar no lugar próximo;• Foco nas coisas que acontecem na nossa volta: ter visãosistêmica, e como nossas ações impactam no mundo, tanto paraoutras pessoas, como o planeta. Tendo consciência social, nosproblemas que afetam a todos.
  • 8. Foco: O Segredo de Grandes LíderesO FOCO EM SI MESMOEntender e controlar nossos sentimentos e emoções.É o mais importante de todos os focos.O autoconhecimento é o caminho para atingiro controle emocional. Quem não conhece ospróprios sentimentos dificilmente conseguirá entender asemoções de outra pessoa.Pesquisas apontam que as crianças que demonstramautocontrole na infância tem mais chances de se tornar adultosfelizes, bem-sucedidos e saudável.
  • 9. Foco: O Segredo de Grandes LíderesO FOCO EM SI MESMOPreste atenção em suas emoções: O primeiro passo para oautoconhecimento é saber definir os próprios sentimentos.Pense a respeito: Não adianta apenas sentir. É preciso pensar sobreas emoções e questionar por que nos sentimentos de determinadamaneira. Só assim é possível atingir o autoconhecimento.Inspire e expire: Para conseguir pensar com clareza sobre aspróprias emoções, é preciso estar com a mente tranquila. Exercíciosde respiração abdominal ajudam a limpa a mente e a se concentrarno que é preciso.
  • 10. Foco: O Segredo de Grandes LíderesFOCO NO MUNDOEle nos faz ter consciência de que nossos atosinfluenciam todo o planeta.Esse tipo de foco nos torna capazes dereconhecer problemas sociais e ambientais. Ele traz aconsciência de que nossos atos causam impacto na sociedade, ecomo mudanças globais podem afetar nossas vidas. É o tipo defoco mais difícil de se desenvolver, já que nosso cérebro não éprogramado para se preocupar com ameaças distantes. Umbarulho em nosso quintal nos deixa em estado de alerta, masuma catástrofe distante, como o aquecimento global, não noscausa aflição.
  • 11. Foco: O Segredo de Grandes LíderesFOCO NO MUNDOPreste atenção em tudo: Esse tipo de foco só é atingido quando aatenção em si mesmo e no outro for bem desenvolvida. Para isso,preste atenção nos próprios sentimentos e nos dos outros também.Pense localmente: Quando pensamos em coisas tristes, a tendência éque no nosso cérebro tente desviar a atenção. É por isso quedificilmente pensamos a fundo sobre a fome mundial. Uma maneira deburlar isso é pensando pelo lado positivo: Como eu posso contribuirpara acabar com a fome?Faça o bem: Pequenas ações para melhorar o mundo nos fazem sentirmelhores e, consequentemente, pensar sobre esses problemas.
  • 12. Foco: O Segredo de Grandes LíderesFOCO NAS PESSOASEles nos faz compreender os sentimentos dosoutros.A sensibilidade à forma como as pessoas estãose sentindo em relação ao que fazemos oudizemos permite que consigamos vencer muitas situaçõessociais. Quando prestamos atenção no outro, captamos sinais deconstrangimento ou aflição com mais facilidade. Pessoas atentasao contexto agem com habilidade independentemente de qualseja a situação em que se encontram. Elas sabem não apenas oque dizer e fazer, mas principalmente o que não dizer e nãofazer.
  • 13. Foco: O Segredo de Grandes LíderesAutoconhecimento ereconhecer que suasações geram impactos.Se você tem um objetivovocê tem estar 100%focado nele.
  • 14. Foco: O Segredo de Grandes LíderesA concentração é genética, filho de paisque tem maior concentração tem maisfacilidade para se concentrar. Mas tantopara aqueles que tem a favor a genéticaquando aos não favorecidos, exercícios eempenho pode fazer do foco e do altoíndice de concentração uma realidade.
  • 15. Foco: O Segredo de Grandes LíderesDaniel Goleman ainda ressalta que as distrações podem ser: Sensoriais: quando estão ligadas aos nosso sentidos, aquilo quenos tira atenção como sons, sabores, cheiros e sensações; Emocionais: dos sentimentos que vem de nós, como porexemplo pela tristeza com alguma problema pessoal, problemasde relacionamento etc. Nossas emoções e sentidos norteiamnossa atenção.
  • 16. Foco: O Segredo de Grandes LíderesExercite a concentração- Sempre que você se der conta que perdeufoco, volte a sua atividade.- Evite o piloto automático, preste atençãonas tarefas do dia a dia, mude o caminhopara ir para o trabalho, troque a mão quesegura a escova aos escovar os dentes.
  • 17. Foco: O Segredo de Grandes LíderesMude o foco quando necessárioExemplo: se você está de dieta evai a um aniversário de criança,evite ter contato ou ficar olhandopara as guloseimas, foque nabrincadeira das crianças ou naconversa com algum adulto.
  • 18. Foco: O Segredo de Grandes LíderesMente LivreLembre-se também de ter momentospara divagar sua mente, momentos derelaxamento são ótimos aliados naresolução de problemas, para ter novasideias, quando estamos nesse estadouma outra parte do nosso cérebrotambém é acionada.
  • 19. Foco: O Segredo de Grandes LíderesUm estudo feito na Nova Zelândia, 1.037 crianças foramavaliadas para medir sua tolerância a frustração,impaciência, poder de concentração e persistência. Duasdécadas depois, os pesquisadores voltaram a procurá-laspara saber como estavam. Quanto melhor era a atenção e oautocontrole na infância, mais bem-sucedido e saudável erao adulto. O autocontrole se mostrou um fator maisimportante para o sucesso do que o quociente deinteligência ou até mesmo a classe social da família deorigem.Fonte: Revista Época
  • 20. Foco: O Segredo de Grandes LíderesA Concentração é uma das 16 Leis do Sucesso de Napoleon HillEsse ponto parece ser muito mais difícil hoje em dia do que nopassado. Isso porque boa parte da humanidade sofre comdistúrbios de déficit de atenção.As novas tecnologias e outros processo recebem apenas umapequena fração da nossa atenção. O resultado é a falta de foco,sensação de excesso de informação e um grande sentimento defrustração.A saída é treinar a própria mente para pensar com exatidão,técnicas de meditação, o hábito a leitura e procurar fazer umacoisa de cada vez, mas sempre focado, pois isso é muitoimportante para esse tipo de treinamento.
  • Fly UP